Nos últimos anos, as olimpíadas científicas se tornaram uma poderosa ferramenta pedagógica e parte da cultura do Colégio, que acaba de lançar seu núcleo de olimpíadas e competições de conhecimento
Em 2025, o Uirapuru teve um recorde de participação de alunos em olimpíadas científicas e de conhecimento, com resultados excelentes. Foram cerca de 35 competições, 543 medalhas e 185 medalhistas, número que corresponde a 24% do total de estudantes do Ensino Fundamental II e do Médio no Colégio.
Diante do grande interesse e envolvimento dos alunos nas competições, o Colégio acaba de lançar o Comitê Olímpico Uirapuru, que será coordenado pelo professor Eduardo Guariglia, o Dudu.
De acordo com ele, o principal objetivo é fortalecer o processo de preparação e aprendizagem dos estudantes que participam das competições. O Comitê também concentrará e organizará todas as ações relacionadas a olimpíadas e competições de conhecimento, como os debates competitivos e as simulações da ONU.
Medalhas em olimpíadas científicas: qualidade acima de quantidade
Os resultados de 2025 do Colégio chamam atenção:

No entanto, muito além da quantidade, o professor Dudu salienta a qualidade dos resultados. “Até 2025, participamos exclusivamente com estudantes do Ensino Fundamental II e do Médio, do 6º ano à 3ª série. E o Colégio optou por competições que trouxessem desafios e ganhos pedagógicos para os alunos”, ressalta o professor.
Merecem destaque os resultados de alguns torneios de nível muito elevado, que entregam poucas medalhas. É o caso da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), do Torneio de Matemática Manchester Paulista (TMMP) e da Olimpíada Brasileira de Português (OP). Na OBB, um estudante da 2ª série do Médio do Colégio conquistou 1 medalha de bronze. No Manchester Paulista, nossos alunos conseguiram 2 medalhas de prata, 5 de bronze e 1 menção honrosa e, na OP, somamos 1 de ouro, 1 de prata e 4 menções honrosas.

Na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que é a maior e mais concorrida olimpíada de Matemática do país, tivemos duas medalhas de bronze e 11 menções honrosas na etapa nacional. Na etapa estadual, foram 3 medalhas de prata e 9 de bronze.
Já nas competições de debate, dois alunos foram campeões da modalidade Schools do Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa: Antonio Tibúrcio de Luna Neto e Arthur Rodrigues Gutierrez. Antônio foi escolhido como o melhor debatedor brasileiro na categoria escolar do Campeonato Brasileiro de Debates, em Curitiba.
O torneio também é classificatório para o Harvard Schools, competição da qual o Colégio já participou em 2025 com três estudantes. Em 2026, das 20 vagas disponíveis para representar o Brasil, 11 foram conquistadas por nossos estudantes devido ao seu desempenho em Curitiba.
Preparação para olimpíadas científicas
O Uirapuru oferece diversas opções de preparação para olimpíadas aos alunos. Nas áreas com maior número de competições, como Matemática, Física e Astronomia, o Colégio oferece aulas semanais com professores especializados.
Além disso, o Colégio disponibiliza aulas semanais de pesquisa e desenvolvimento de foguetes de garrafa PET, assim como encontros pontuais para competições específicas, como a OBB, a Olimpíada do Tesouro Direto e de Educação Financeira (OLITEF) e a Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG).
Benefícios de participar de olimpíadas científicas

O projeto olímpico desenvolvido no Colégio é amplo, contínuo e transformador. “Ao integrar rigor acadêmico, pesquisa, criatividade, resolução de problemas, expressão oral, trabalho em equipe e autonomia intelectual, construímos um ambiente onde cada aluno pode descobrir e desenvolver seu próprio potencial”, salienta o professor Dudu.
De acordo com a metodologia adotada pelo Colégio, os estudantes escolhem espontaneamente em quais competições desejam participar. Essa adesão voluntária aproxima o aluno de suas áreas de interesse e daquelas em que apresenta mais facilidade. Esses fatores favorecem o engajamento e o apreço pelo estudo.
O caráter lúdico e desafiador das disputas também contribui para criar uma relação prazerosa com o conhecimento e a aprendizagem. Nas competições, os estudantes se habituam a resolver problemas de diversos níveis de dificuldade, o que estimula uma compreensão mais profunda, analítica e crítica das disciplinas.
Além dos benefícios acadêmicos, as competições aproximam estudantes com interesses em comum, permitindo que criem novos vínculos e ampliem seu círculo social.
Olimpíadas e acesso à universidade
Com amplo reconhecimento nacional e internacional, a conquista de medalhas olímpicas certifica o estudante como destaque e expande suas oportunidades acadêmicas.
No Brasil, universidades públicas estaduais paulistas — USP, Unicamp e Unesp — já possuem programas de ingresso específicos para medalhistas, substituindo ou complementando o vestibular. Já as instituições privadas oferecem bolsas de estudo de acordo com o desempenho do estudante em determinadas olimpíadas.
Em universidades internacionais, os resultados obtidos em olimpíadas contam pontos em processos de application.
A conquista também pode destacar o aluno em seleções de bolsas de iniciação científica, estágios, pós-graduação e oportunidades profissionais.
Em geral, as competições são organizadas por universidades de referência, como USP e Unicamp, e instituições renomadas, como o Instituto Butantã, o IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), a SBF (Sociedade Brasileira de Física), entre outras.
Diversas competições podem contar com apoio do MEC, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de agências de fomento e pesquisa, como o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Últimos Posts

Novos Alunos
Informações sobre matrículas no Colégio Uirapuru.
AcesseApp Uirapuru
Baixe o Novo APP do Uirapuru e tenha um canal direto com o Colégio na palma da mão.
Siga o Uirapuru
Acompanhe as novidades e informações da nossa comunidade nas redes sociais.