1º ano

As crianças e o 1º ano, um tempo de novas construções

O 1º ano do Ensino Fundamental é um tempo vivido, pelas crianças, com bastante empolgação. Elas se consideram “grandes” para a Educação Infantil e, ao mesmo tempo, são as mais novas do Ensino Fundamental, assim, esse é um ano marcado pela transição das crianças. Transição dos pensamentos que estão ficando cada vez mais elaborados e deliberativos e menos intuitivos e fantasiosos. O mundo tem uma explicação e há muitas maneiras de se fazer as coisas, afinal, segundo as crianças dessa idade “eu já sei fazer!”, “é do meu jeito!”.

Um ano todo, tempo para conviver com os amigos e estreitar os laços, para brincar com o corpo, com as estratégias e, até mesmo, com a imaginação. Um tempo para explorar os ambientes e a natureza e, assim, conhecer os seus próprios limites; um tempo de se arriscar na leitura do mundo e na escrita dos pensamentos que surgem, enfim, um tempo para o tempo necessário ao crescimento e às novas aprendizagens

Vivências do 1º ano

Conheça o Nosso Campus

O tempo das relações e da convivência

As crianças do 1º ano, também, estão em processo de aprender a se relacionar e conviver com o outro, ainda que possuam suas preferências e comecem a estabelecer laços mais estreitos com os parceiros de maior proximidade, é importante que sejam estimuladas a brincar com as crianças do grupo, desenvolvendo habilidades sociais e empáticas importantes para a vida. Brincar, ora em momentos compartilhados com os adultos, ora apenas entre as crianças ,é fundamental para que, num futuro próximo, desenvolvam habilidades de abstração do pensamento. Os contextos de brincadeiras são presentes no cotidiano do 1º ano, sejam em territórios de acolhimento, que acontecem todos os dias na chegada ao Colégio, nos momentos de parque, areia, Quintal, Espaço Eco, Praça, entre as propostas pedagógicas, ou mesmo no Dia da Brincadeira, afinal, é por meio das brincadeiras que as crianças colocam em prática e constroem as habilidades sociais.

Projetos como estratégia para a construção do conhecimento

As aprendizagens construídas pelas crianças do 1º ano são de natureza diversa (sociais, emocionais, físicas e cognitivas) e, a metodologia de projetos é a abordagem entendida como propícia para isso. Da escrita, da ampliação de repertório literário às aprendizagens sobre si mesmo, os projetos possibilitam o entrelaçamento dos eixos de aprendizagens (linguagens, matemática, artes, música, movimento) de modo que as propostas considerem os interesses das crianças do 1º ano.

É por meio dos projetos que as crianças se engajam com o conhecimento, uma vez que fazem parte do contexto social da faixa etária. As diferentes linguagens são apresentadas para que as crianças evidenciem seus pensamentos e descobertas.

A criança no centro do processo de aprendizagem

Entendemos que as crianças são as protagonistas dos processos de aprendizagens e os adultos, mediadores e provocadores de reflexões, pois o mundo é conhecido não pelo que se sabe do adulto, mas, principalmente, pelas hipóteses e ideias apresentadas pelas crianças.

Os pensamentos, evidenciados pelo diálogo, pela exposição das ideias, pela escrita ou desenho, são os elementos construtores de novas aprendizagens. Não existe um único jeito de se fazer, um único caminho ou uma única resposta, existem muitos pensamentos individuais que se tornam coletivos e mais elaborados à medida que são compartilhados, discutidos e colocados à prova. Todos podem falar, todos aprendem a ouvir o outro e, a partir disso, (re)elaboram, (re)constroem seus próprios pensamentos.

Conheça também a proposta do Fundamental I

Atividades Complementares

USchool: Formação bilíngue na grade curricular

Entendemos que a formação integral dos alunos passa pela formação de alunos que transitem livremente entre as línguas materna e inglesa.
Aqui no Uirapuru, construir a fluência dos alunos em uma segunda língua não significa fragilizar o aprendizado do Currículo Nacional, já que trabalhamos um Currículo Internacional de Inglês adicional ao nosso Currículo.

No 1º ano, os alunos contam, a partir de 2023, com 2 professoras, uma que conduzirá as propostas em Língua Portuguesa e outra em Língua Inglesa, integrando assim as vivências e projetos nas duas línguas.

Saiba Mais sobre a formação bilíngue do USchool

Os espaços como ambientes de aprendizagem

As aprendizagens passam pelos corpos das crianças do 1º ano e ocorrem na exploração e nas experiências proporcionadas nos inúmeros espaços que compõem o Colégio.

Os espaços são, na verdade, ambientes que possibilitam a liberdade, a investigação, a exploração, o encontro, o inédito, eles foram feitos para as crianças, uma vez que consideram as características necessárias ao desenvolvimento das habilidades das diferentes faixas etárias, mas se tornam das crianças à medida que são habitados e ressignificados por elas. Os ambientes  possibilitam a construção de memórias de um corpo em movimento que é nutrido pelos pensamentos.

Conheça um pouco dos nossos espaços e do nosso cotidiano

Agende uma visita e conheça mais sobre o Colégio Uirapuru. Será um prazer recebê-los!

Novos Alunos

Informações sobre matrículas no Colégio Uirapuru.

Acesse
Dúvidas e informações entre em contato com o Colégio.

App Uirapuru

Baixe o APP do Uirapuru e tenha um canal direto com o Colégio na palma da mão.

Disponível na Apple Store e Google Play

Siga o Uirapuru

Acompanhe as novidades e informações da nossa comunidade nas redes sociais.

Facebook
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga o Uirapuru


App Uirapuru

Clicando em "Aceito todos os Cookies" ou continuar a navegar no site, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a experiência e navegação no site. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.

Aceito todos os Cookies