O Colégio Uirapuru

Com mais de 30 anos de tradição em educação, o Uirapuru se consolidou como uma instituição que promove uma formação cultural, ética e acadêmica de excelência para seus estudantes e que valoriza sua equipe profissional. Somos comprometidos com o desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes de seu papel para melhorar o mundo em que vivem.

Integrando as diversas áreas de conhecimento, o Uirapuru sempre priorizou que as crianças e os jovens sejam instigados a questionar, investigar, pensar de maneira criativa e colaborativa e resolver problemas, sempre respeitando e acolhendo as diferenças.

Com base em uma perspectiva humanista, os pilares que orientam nosso fazer pedagógico são a colaboração, a autonomia, a responsabilidade individual e social, o respeito aos direitos humanos e a participação ativa para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

História

No ano de 1989,  sob a chancela do professor Arthur Fonseca, cuja história de vida sempre esteve ligada à educação, o Uirapuru materializou os ideais e projetos educacionais de uma equipe composta por Arthur Fonseca Filho, Glaucí Kuhn Pletsch e Wlademir dos Santos.

Nascia ali uma proposta escolar que considerava cada criança como indivíduo com nome, história e características próprias, e que promovia uma coletividade acolhedora e coesa, base para o desenvolvimento de todos que a integravam.

A prática pedagógica do Uirapuru já se pautava pela afetividade, pelo respeito e pela confiança, o que resultava em uma formação acadêmica sólida e em relações que se estendiam para além da vida escolar.

O Colégio cresceu e se consolidou como referência em educação de qualidade na região de Sorocaba, sempre priorizando essa semente de acolhimento e cuidado como prática transversal e fundamental de nosso projeto pedagógico.

• 1989
    O Colégio Uirapuru inicia suas operações no bairro Portal da Colina em Sorocaba trazendo uma nova proposta pedagógica valorizando a coletividade e o conhecimento além das salas de aula.
  • 1999
    Inovar e usar a inovação à favor do conhecimento sempre foi um dos pilares do Colégio Uirapuru.
  • 2009
    Ampliação das estruturas e criação de novos espaços de aprendizagem trouxeram maior capacidade de ofertar um ensino de alta qualidade e integração entre alunos, corpo docente e novas tecnologias.
  • 2019
    30 anos consolidando nossos princípios baseados na ética e no comprimisso em formar pessoas capazes de fazer a diferença no mundo.

Equipe

A equipe pedagógica do Colégio Uirapuru é composta por profissionais que articulam competências, habilidades, conhecimentos e valores para a realização de um projeto de ensino e aprendizagem que tem como objetivo central a busca contínua pela qualidade.

Direção Geral

Arthur Fonseca Filho

Direção Administrativa

Arthur Fonseca Neto

Direção Operacional

Renato Machado de Araújo Fonseca

Coordenação Geral

Maura Maria Morais de Oliveira Bolfer

Coordenação Pedagógica

Gabriela Fernanda de Araújo Camargo Plens – Uirapuru Bebê, Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I

Andréa Furtado Vazatta – Ensino Fundamental I (2º ao 5º ano)

Patrícia Carneiro Olmedo Pegoraro –  Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)

Daniela Peres Almenara – Ensino Médio (1ª a 3ª série)

Carolina Fonseca – USchool

Amanda Francatto – USchool

Orientação Pedagógica

Fernanda Brocchi Moraes Rodrigues – Uirapuru Bebê

Michele Crocco de Oliveira Leite – Uirapuru Bebê

Christiane Regina Padovan Ortega de Almeida – 2º e 3º anos

Thais Peluzo Abreu Faleiros Soares – 4º e 5º anos

Cristina Misturini Sato – 6º e 7º anos

Flávia Juliana Frasseto Siqueira de Proença – 8º e 9º anos

Marcela Araujo de Mello Lemos – Ensino Médio

Parcerias

O Colégio Uirapuru sempre investiu no uso da tecnlogia como ferramenta para potencializar a prática pedagógica.
Seja através de equipamentos, dispositivos ou plataformas de ensino, buscamos sempre os melhores parceiros para estimular as mais variadas formas de ensino e aprendizagem dos nossos alunos.

Nossos Espaços

Conheça o Campus Uirapuru,  uma estrutura completa idealizada para integrar conhecimento, relacionamento e tecnologias. São mais de 20 mil m² de área construída e áreas verdes.