USchool

Uirapuru International School: Formação Bilíngue

O USchool engloba toda a dimensão de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa do Colégio Uirapuru.

Construído em parceria com a Universidade do Missouri, ele abrange a formação pedagógica curricular e extracurricular, desde o Infantil 3 até o Ensino Médio e tem como objetivo promover a vivência na língua, ampliar o repertório linguístico e cultural, assim como formar alunos que transitem entre a língua materna e a Língua Inglesa como uma prática comum, para que todos, ao final do 9º ano, sejam bilíngues.

Essa construção de alunos bilíngues e multiculturais, passa por diversos estágios, de acordo com a estrutura curricular de cada segmento: Lower School, Jr. Middle, Middle School, High School e Eletivas em Inglês no Ensino Médio.

Fora da estrutura curricular, o USchool também oferece cursos complementares de aprofundamento e aperfeiçoamento na Língua Inglesa, como o UTiger, Uirapuru Daily English e o High School Dual Diploma.

Confira abaixo:

LOWER SCHOOL: A LÍNGUA INGLESA NA BASE DO APRENDIZADO

Infantil 3 ao 3º ano do Ensino Fundamental I

Inglês duas vezes na semana, integrado à proposta curricular do ensino regular.

Na Educação Infantil, os conteúdos trabalhados visam a integração curricular do Inglês às vivências, aprendizagens e rotinas que já compõem o cotidiano da Educação Infantil.

No Ensino Fundamental, o objetivo é explorar diversos temas atuais, integrados à prática social, para criar repertório e promover o uso, o desenvolvimento e o letramento em Inglês como ferramenta para a construção de conhecimentos.

JR. MIDDLE/MIDDLE SCHOOL/HIGH SCHOOL: MAIS TEMPO DE VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS

4º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Com o aumento do Inglês para três vezes na semana, totalizando 4h30 de vivência da língua, os estudantes passam a estudar duas vezes por semana em período estendido, até às 15h, para acomodar o currículo regular integrado ao currículo internacional de Inglês.

As interações do programa de Inglês visam ao desenvolvimento da comunicação, da colaboração, do pensamento crítico e da habilidade para resolver problemas com criatividade.

O ensino-aprendizagem por meio de projetos, aliado às aulas divididas e ao uso de plataformas digitais, garantem a personalização do ensino e servem de apoio à formalização e ao refinamento das habilidades linguísticas em Língua Inglesa.

ENSINO MÉDIO: ELETIVAS EM INGLÊS

1ª a 3ª série do Ensino Médio

As Eletivas em Inglês são disciplinas temáticas que compõem o itinerário formativo e estão de acordo com o Novo Ensino Médio.

Com o intuito de aprimorar o processo criativo, de investigação científica, de mediação e intervenção sociocultural dos estudantes, as eletivas em Língua Inglesa abrangem áreas como arte, literatura, cultura, mídia e comunicação, desenvolvimento pessoal e projeto de vida, antropologia e business.

Parceria Internacional desde 2012

Considerada uma das melhores universidades dos Estados Unidos, no que tange à pesquisa científica, a Mizzou, fundada em 1839, faz parte, desde 1908, da prestigiada Associação de Universidades Americanas (AAU), cuja seleta participação se dá apenas por meio de convite.

A parceria com o Colégio Uirapuru se iniciou em 2012, com os cursos do Lively, atuais UTiger e High School Dual Diploma e depois se expandiu para a parceria atual com o USchool. Uma trajetória que nos orgulha e cuja experiência colocamos a serviço do aprendizado integral de nossos alunos.

UTiger. Inglês extracurricular na base do aprendizado.

Curso Complementar
______________________________________
Infantil 3 ao 3º ano do Ensino Fundamental

É o programa de Inglês com atividades pedagógicas duas vezes por semana no contraturno das aulas do regular.

• Com carga horária de cinco horas semanais, inclui atividades pedagógicas, almoço e um período de recreação (descanso) após as refeições.

High School Dual Diploma. O programa de dupla certificação.

Curso Complementar
______________________________________
A partir da 1ª série do E. Médio

PRONTOS PARA GANHAR O MUNDO

Desenvolvido em parceria com a Universidade do Missouri, o High School Dual Diploma é uma formação complementar com duração de três anos, oferecida aos estudantes que ingressam no Ensino Médio. Sendo um curso complementar opcional, os alunos cursam disciplinas do currículo americano no período da tarde e, ao fim da 3ª série, recebem dupla certificação: uma brasileira e outra americana.