Você já deve ter ouvido falar da BNCC em alguma reunião ou conversa aqui no Colégio, mas sabe o que significa essa sigla? O que ela determina na educação dos seus filhos? Descubra abaixo o que é a BNCC e como ela orienta a estrutura curricular das escolas no Brasil.
BNCC é a sigla de Base Nacional Comum Curricular, documento oficial do Ministério da Educação que define os direitos de aprendizagem de todos os estudantes brasileiros na educação básica, que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Ela se aplica a todas as redes de ensino do país — públicas e privadas — e busca garantir que todos os alunos tenham acesso a uma formação comum essencial e de qualidade, de acordo com as etapas de desenvolvimento e aprendizagem.
Prevista na Constituição de 1988, a Base se consolidou de 2015 a 2017, ano em que foi homologada. Sua elaboração foi democrática e envolveu especialistas em educação de órgãos estaduais e municipais de todo o Brasil, além de contar com ampla contribuição pública de professores, escolas e da sociedade civil.
A BNCC orienta a criação do currículo de todas as escolas, mas ela não é um currículo.
A partir dela, cada escola tem liberdade para estruturar o seu currículo próprio, ou seja, o texto que expressa tudo o que os professores irão desenvolver em cada ano. Nesse texto, a equipe pedagógica detalha planos de aula, práticas, metodologias e recursos que guiam o trabalho dos professores.
Leia mais: Como a BNCC estrutura o currículo dos segmentos?
A estrutura curricular do Uirapuru e a BNCC

No Uirapuru, a BNCC é uma referência estruturante do currículo, mas também seu ponto de partida.
Nosso compromisso é ampliar e aprofundar o que está na Base, de acordo com as especificidades do Colégio e da nossa comunidade. Buscamos criar experiências de aprendizagem significativas e de elevada exigência cognitiva para nossos alunos, respeitando seu tempo de desenvolvimento e suas individualidades.
Assim, na Educação Infantil e no Berçário, as crianças vivem o cotidiano escolar a partir de propostas que contemplam todos os campos de experiência da BNCC, com ludicidade, acolhimento e intencionalidade.
No Ensino Fundamental I e II e no Médio, as competências e habilidades previstas pela BNCC se desenvolvem por meio de propostas práticas que testam e aplicam os conhecimentos das quatro áreas do conhecimento.
Ao longo do ano, os estudantes desenvolvem projetos interdisciplinares e participam de viagens de estudo do meio. Essas práticas relacionam e expandem os conhecimentos de maneira significativa e transformadora para a vida dos alunos.
Competências e habilidades na BNCC

A BNCC se baseia no protagonismo dos estudantes para a construção do conhecimento. A Base prevê que eles desenvolvam dez competências gerais ao longo de todos os anos da educação básica (ver abaixo).
O documento define competência como “a mobilização de conhecimentos, habilidades […], atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do exercício da cidadania e do mundo do trabalho”.
Já as habilidades são as aprendizagens essenciais que devem ser garantidas às crianças e aos jovens nos diferentes segmentos escolares.
Clique na primeira imagem abaixo e arraste o carrossel para conhecer as dez competências gerais da educação básica, de acordo com a BNCC:
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