A aquisição de uma segunda língua é um processo longo e gradual, que demanda tempo, esforço e imersão até que se atinja a fluência. Ele acontece a partir de uma exposição regular ao idioma, em contextos e ambientes de comunicação real.
Leia mais: Aquisição e aprendizagem de segunda língua: quais são as diferenças?
Para que isso aconteça, no projeto de formação bilíngue do Colégio, o Inglês é usado como meio de instrução e comunicação, assim como o Português, com o objetivo de desenvolver a proficiência nos dois idiomas.
Para atingir a fluência avançada em Inglês, leva-se em torno de 4 a 10 anos, em um processo de aquisição que envolve 5 etapas: Pre-production, Early Production, Speech Emergence, Intermediate Fluency e Advanced Fluency.
Aqui no Uirapuru, essas etapas acompanham a evolução escolar de acordo com os segmentos, de acordo com a imagem abaixo:
Abaixo, explicamos cada uma dessas etapas de aquisição da segunda língua, com detalhes e exemplos práticos do cotidiano dos nossos estudantes no Colégio.
Pre-Production
Esta etapa inicial também é chamada “período silencioso”, quando as crianças absorvem o Inglês de forma subconsciente. Mesmo com grande exposição, elas preferem se comunicar na língua materna, mas começam a repetir palavras ou expressões fora de contexto, a partir da imitação.
A compreensão acontece a partir de estímulos visuais, e as respostas vêm através dos gestos (como ocorre na língua materna também).
Early Production
As crianças começam a falar uma ou duas palavras em meio a uma frase e são capazes de usar pequenas frases prontas dentro de um contexto específico, como: “I want more juice”.
Nesse estágio, os alunos também começam a desenvolver um vocabulário mais ativo e passam a perguntar como se fala tal palavra em Inglês.
Speech Emergence
Neste estágio, os alunos conseguem se comunicar a partir de pequenas frases, às vezes de maneira correta, às vezes não: “I go to the club yesterday”. Também usam com mais frequência perguntas do dia a dia, como “May I go to bathroom?”, e são capazes de compreender pequenas histórias lidas em sala, com recursos visuais.
Além disso, com suporte do professor, podem ler textos de conteúdos específicos, compreender e responder perguntas sobre gráficos e pequenos textos, ligar palavras ao significado ou definição, escrever e ilustrar charadas, piadas e trava-línguas, compreender explicações de duas ou três etapas e criar pequenas histórias baseadas em experiências pessoais.
Intermediate Fluency
Os alunos começam a expressar opiniões e pensamentos por meio de frases mais complexas e fazem perguntas sobre o que estão aprendendo em sala. Também são capazes de compreender e trabalhar com linguagem específica de Matemática, Ciências e Ciências Sociais com apoio do professor.
Nessa etapa, utilizam estratégias de língua materna para aprender a Língua Inglesa e começam a se aprofundar mais na língua escrita. Embora ainda cometam muitos erros de gramática, passam a compreender regras mais complexas. Também se tornam capazes de realizar pequenos resumos e a fazer inferências.
Advanced Fluency
Chegar a esta etapa da aquisição de segunda língua pode levar de 4 a 10 anos. Alunos nesse estágio estarão próximos de se equiparar a falantes nativos em termos de habilidades linguísticas nas diversas áreas do conhecimento. Embora já se comuniquem de maneira efetiva, ainda precisam de suporte para aperfeiçoar a escrita e ampliar o vocabulário de assuntos mais específicos.
Últimos Posts
Novos Alunos
Informações sobre matrículas no Colégio Uirapuru.
AcesseApp Uirapuru
Baixe o APP do Uirapuru e tenha um canal direto com o Colégio na palma da mão.
Siga o Uirapuru
Acompanhe as novidades e informações da nossa comunidade nas redes sociais.