Formação Bilíngue

Aquisição e aprendizagem de segunda língua: quais são as diferenças?


Quando o assunto é ensino bilíngue, possivelmente você já deve ter ouvido os termos aquisição e aprendizagem de uma segunda língua. É  muito comum que eles sejam, inclusive, utilizados como sinônimos. 

No entanto, existem diferenças fundamentais entre esses dois conceitos, que ajudam a compreender a proposta de formação bilíngue aqui no Colégio.

Leia mais: Uirapuru inova com formação bilíngue para todos os alunos

 

Adquirir e aprender uma segunda língua: processos cognitivos diferentes

A coordenadora pedagógica do USchool, Carla Borges, explica que a aquisição e a aprendizagem são processos cognitivos. Ou seja: processos mentais acionados quando obtemos novos conhecimentos. 

Os dois são muito importantes para o desenvolvimento do bilinguismo e ocorrem simultaneamente ao longo da formação bilíngue. Contudo, a maneira como acontecem e são acionados é distinta.

 

A aquisição 

A partir da teoria do linguista Stephen Kraschen (professor do departamento de Educação da University of Southern California), Carla esclarece que “a aquisição é um processo subconsciente, que ocorre quando a comunicação em outra língua é parte do dia a dia da criança”. 

Trata-se, assim, de um desenvolvimento gradativo e espontâneo, que requer interações significativas e genuínas no segundo idioma, de forma similar ao que acontece na aquisição da língua materna. Assim, os falantes adquirem uma segunda língua quando se concentram no ato comunicativo, necessário para o entendimento e as interações de uns com os outros. 

Essa é a experiência vivida pelas crianças a partir do Infantil 2 aqui no Colégio. Até o 1º ano do Fundamental, o currículo de cada ano é desenvolvido em Língua Inglesa durante uma hora, todos os dias. As crianças são expostas ao Inglês de forma natural, em situações práticas e reais de comunicação e ensino.

 

A aprendizagem

Já a aprendizagem acontece quando a língua se torna um objeto de estudo e reflexão, com suas regras gramaticais, ortográficas e discursivas. O mais importante, na aprendizagem, é perceber e analisar as estruturas internas da língua.

Dessa maneira, a aprendizagem é um processo de instrução formal, e seu resultado é um conhecimento consciente sobre a língua. E, assim como na língua materna, é muito importante se apropriar desses mecanismos para explorar o novo idioma em todos os seus potenciais de uso e sentido. 

Atualmente, esse aspecto do estudo da segunda língua se dá pelos mesmos contextos naturais de comunicação mencionados acima, ao contrário do que ocorria com frequência nos cursos de Inglês, por exemplo, que apresentavam situações artificiais para serem reproduzidas entre os alunos. 

Assim, é preciso ficar claro que o ensino de irregularidades, regras e fatos complexos da língua não é equivalente ao ensino integral do idioma. Ao mesmo tempo, o ensino da gramática, por exemplo, só vai resultar em aquisição de linguagem quando houver interesse dos alunos sobre o assunto, e o segundo idioma for usado como meio de instrução.

Leia mais: A formação bilíngue e seus benefícios para crianças e jovens

 

Como acontece a aprendizagem para as crianças do Uirapuru Bebê e da Educação Infantil?

Uma vez que os dois processos são simultâneos, como as crianças menores aprendem a segunda língua? Carla Borges esclarece que a aprendizagem também ocorre de forma similar à língua materna.

“Por exemplo, quando a criança entende noções de organização do tempo. Há um momento em que ela fala coisas como ‘amanhã eu fui’ e dizemos que amanhã é outro dia, que ainda não aconteceu. Aos poucos, ela passa a compreender essa passagem do tempo, uma noção inicial de passado, presente e futuro”, ela exemplifica.

Essa percepção temporal já envolve a consciência de diversas estruturas da língua, que revelam como ela funciona. Assim, com a mediação da professora, o discurso das crianças vai se ajustando de acordo com a coerência verbal, temporal, numeral etc.  Tudo isso já é aprendizagem da língua, de que a criança se apropria em seu uso cotidiano.

Carla enfatiza, no entanto, que a sistematização desses conhecimentos só vai acontecer depois que a criança já estiver alfabetizada em Inglês. 

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