Os benefícios de um ensino bilíngue de qualidade vão muito além das futuras vantagens para a carreira e a vida profissional dos estudantes. A formação bilíngue também tem efeitos positivos para o dia a dia e o desenvolvimento integral das crianças, tanto em termos cognitivos quanto emocionais.
Além das habilidades linguísticas e de comunicação, o aprendizado bilíngue estimula a criatividade, a imaginação, a concentração e o foco entre crianças e jovens. Dessa forma, eles desenvolvem maior facilidade para transitar entre atividades de naturezas diversas, por exemplo.
Outro aspecto que se amplia com o bilinguismo é o repertório cultural dos estudantes, que entram em contato com a diversidade de costumes e modos de vida dos países onde se fala o outro idioma. Assim, eles se tornam mais tolerantes, empáticos e aptos a conviver com a diferença.
Com habilidades como autonomia, organização, flexibilidade e autorregulação, não apenas o desempenho escolar geral das crianças e dos jovens é beneficiado, mas todas as atividades cotidianas.
Há ainda evidências de que o bilinguismo promove resistência aos efeitos do envelhecimento, criando uma reserva cognitiva que protege a mente do declínio associado à idade.
Leia mais: Uirapuru inova com proposta de formação bilíngue para todos os alunos
A importância da formação bilíngue desde a infância
Isso porque aprender Inglês ou qualquer outra língua estimula a formação de novas sinapses, promovendo maior flexibilidade cognitiva. Esse processo é ainda mais intenso na primeira infância, quando o cérebro é mais plástico e flexível, o que torna o aprendizado da segunda língua mais natural e duradouro, semelhante ao que acontece na aquisição da língua nativa. É por essa razão que as crianças têm mais facilidade para falar e entender Inglês que os adultos.
Aqui no Uirapuru, do Infantil 2 ao 1º ano, todas as crianças têm uma hora diária de propostas em Inglês. Esse momento acontece no horário regular das aulas, integradas ao currículo em Português.
Essa abordagem promove o uso social e afetivo do idioma, que é vivenciado pelas crianças nas propostas do dia a dia, como acontece com a língua materna.
Nesse sentido, a brincadeira tem papel fundamental no cotidiano das crianças da Educação Infantil. Ao brincar e interagir com outras crianças, o idioma se torna uma ferramenta para a comunicação. Assim, a criança sente a necessidade e o desejo de aprender a língua para se envolver plenamente nos contextos.
Essa abordagem também promove uma relação afetiva com a língua, o que é essencial para consolidá-la.
Últimos Posts
Novos Alunos
Informações sobre matrículas no Colégio Uirapuru.
AcesseApp Uirapuru
Baixe o APP do Uirapuru e tenha um canal direto com o Colégio na palma da mão.
Siga o Uirapuru
Acompanhe as novidades e informações da nossa comunidade nas redes sociais.