Propostas gamificadas e interativas promovem a conscientização de alunos do 6º e do 7º anos sobre combate ao bullying e cyberbullying na escola
Combater o bullying e o cyberbullying e criar um ambiente digital seguro para crianças e jovens é uma ação urgente, que deve coordenar políticas públicas e esforços das famílias e escolas. Pensando nisso, a Orientação Educacional do Fund. II e a área de Tecnologia do Colégio iniciaram um projeto mensal de conscientização sobre o assunto com os alunos do 6º e do 7º anos.
O que é bullying e cyberbullying?
De acordo com o Instituto Vita Alere, bullying é qualquer atitude de agressão física ou psicológica, humilhação, intimidação, perseguição ou difamação. Quando isso acontece em qualquer ambiente virtual, é cyberbullying.
O tema é complexo, por isso, uma preocupação “é não abordá-lo num tom de sermão, mas de maneira informativa e interativa, em que eles pudessem aprender e se informar”, conta a pedagoga Iolanda França, que atua na área de Tecnologia e faz a mediação do projeto com os alunos.
Para engajar os alunos, que têm entre 10 e 12 anos, a primeira intervenção foi um jogo on-line sobre compartilhamento consciente em aplicativos de mensagem, chats de jogos e redes sociais. “Nessa fase do desenvolvimento e da socialização, é comum que os alunos queiram tirar sarro do outro, fazer brincadeira, fazer piadinha e a nossa preocupação é mostrar o limite de atitudes assim”, contextualizou Iolanda.
Leia mais: Bolsa integral no Ensino Médio para jovens talentos
Navegar com segurança na internet
Na plataforma on-line, diante da simulação de situações cotidianas reais, os alunos precisam tomar decisões corretas para ganhar pontos e passar de fase. Uma das situações, por exemplo, questiona o que a pessoa deve fazer com uma foto constrangedora de sua irmã: compartilhá-la com amigos? Mantê-la em segurança no computador?
Ao final de cada etapa, eles responderam um questionário sobre o assunto para receber um certificado de uso seguro e inteligente da internet.
As turmas curtiram tanto que quiseram conquistar os certificados de outros jogos, com temas como armazenamento de dados com segurança, gentileza na internet e desinformação. De acordo com a pedagoga, também foram apresentados dados e estatísticas brasileiros sobre bullying e cyberbullying, além da legislação sobre o tema no país. “Eles já tinham conhecimento sobre o assunto, mas essas informações vieram para complementar.”
Nos próximos encontros, que serão mensais, a ideia é que os alunos sugiram a abordagem. Assim, sempre na temática da consciência e da segurança na internet, eles podem escolher sobre o que desejam falar, a partir de vídeos, notícias ou aplicativos.
Últimos Posts
Novos Alunos
Informações sobre matrículas no Colégio Uirapuru.
AcesseApp Uirapuru
Baixe o APP do Uirapuru e tenha um canal direto com o Colégio na palma da mão.
Siga o Uirapuru
Acompanhe as novidades e informações da nossa comunidade nas redes sociais.