Tema de 2023 definido pela Unesco, o diálogo como promotor de uma cultura de paz orienta as propostas de todos os segmentos do Colégio de maneira transversal
O Uirapuru integra o Programa de Escolas Associadas (PEA), da Unesco, e adota, todos os anos, os temas definidos pela instituição. Como 2023 é o Ano Internacional do Diálogo como Garantia da Paz, esse tema vai perpassar diversas propostas de todos os segmentos do Colégio ao longo do ano, como o carnaval da Educação Infantil e as boas-vindas do Fundamental I e do Fundamental II no primeiro dia de aula.
Além de exercitar a empatia, a resolução de conflitos e a cooperação, a prática do diálogo e da gentileza contribui para o bem-estar e a saúde mental das crianças e dos jovens, fazendo-os se sentir pertencentes e integrados.
Educação Infantil
Do Infantil 2 ao 1º ano, as crianças vão pular e brincar o carnaval celebrando alguns valores que devem ser espalhados como confete e purpurina! O desfile será composto por estações que representam esses valores: Amor, Amizade e Respeito, cada uma tendo como referência uma obra literária infantil (Eu te amo também e Pedro e Tina, de Stephen Michael King, e Igualzinho a mim, de Ana Maria Machado).
Fundamental I
O 2º ano começou com um desenho que cada criança fez de si mesma para se apresentar para o grupo, contando um pouco sobre si e do que gosta. As crianças também leram o livro Quem tem medo do novo?, da Ruth Rocha, que abriu espaço para conversar sobre seus medos e inseguranças, em um exercício de empatia e integração.
O 3º ano assistiu ao curta de animação Mr. Indifferent (Sr. Indiferente) e pensaram sobre como cultivar a gentileza no dia a dia na escola. Então, receberam um trevo de quatro folhas de papel, onde escreveram palavras de respeito e gentileza. O trevo foi “plantado” em floreiras e, na semana seguinte, na saída, cada criança levou um trevo para sua família.
No 4º, as crianças pensaram sobre seu papel na comunidade e sobre o respeito com o ambiente. Num papel em formato de folha, as crianças e suas famílias escreveram uma mensagem com aquilo que desejam para o ano. As folhas foram penduradas em uma árvore que elas criaram.
O 5º ano participou de uma dinâmica “quebra-cabeça”, em que cada criança representava uma peça fundamental para a composição do jogo. Na peça, elas escreveram suas principais qualidades e levaram para casa, quando cada família deixou uma mensagem para a criança. Também escreveram uma carta para elas mesmas no futuro, com um recado, um desejo, uma música ou desenho. A carta será “recebida” e aberta só no último dia de aula deste ano.
Fundamental II
Para criar um ambiente escolar pacífico e respeitoso, qual a melhor maneira de dizer que não concorda com alguém: “sério que você falou isso?” ou “me explica melhor o que você pensou”? A partir de frases opostas como essas, as turmas do 6º ao 9º ano conversaram, em grupos, sobre como a linguagem e a postura usadas no dia a dia podem criar um ambiente de respeito e gentileza, na escola e fora dela.
Em seguida, cada grupo criou uma composição artística para representar a gentileza, palavra que mais apareceu nas conversas. Por isso, ela virou um grande painel formado pelas produções dos alunos, que agora está exposto no Portão 2 do Prédio 1, e na recepção do Prédio 2.
Últimos Posts
Novos Alunos
Informações sobre matrículas no Colégio Uirapuru.
AcesseApp Uirapuru
Baixe o APP do Uirapuru e tenha um canal direto com o Colégio na palma da mão.
Siga o Uirapuru
Acompanhe as novidades e informações da nossa comunidade nas redes sociais.