A adaptação no Berçário é um momento único para cada bebê. Cada um tem as suas preferências, personalidade e está habituado à rotina e aos hábitos que vêm de casa. Por isso, é difícil estimar quanto tempo a adaptação vai levar.
De acordo com Talita Silva, orientadora educacional do Berçário do Uirapuru, alguns levam um mês e meio, alguns, duas semanas; pode variar muito. Ela explica que cada um tem o seu tempo e ele é sempre respeitado.
A profissional ressalta que todos os hábitos, necessidades e características do bebê são mapeados em conversas com a família antes do início na escola.
Essas informações orientam todo acolhimento durante a adaptação, que prioriza o cuidado e o carinho, sempre com muita sensibilidade para entender, aos poucos, os ritmos e a maneira como os bebês se comunicam.
O Berçário não possui um mesmo horário de sono para todos, por exemplo, uma vez que os bebês sentem a necessidade de soneca em momentos diferentes.
Nesse início, a equipe de berçaristas vai reconhecendo os sinais de cansaço que cada um manifesta. Quando a berçarista de referência percebe essas indicações de sono, vai ninar o bebê da maneira como ele está mais acostumado: no colo, depois de mamar, com ou sem chupeta, com naninha etc.
Leia mais: Nova área externa para bebês brincarem no Berçário: um espaço de aprendizado e exploração
Adaptação do bebê: gradual e individualizada
No Uirapuru, durante a adaptação, o bebê fica no Berçário por períodos mais curtos. Nesses primeiros dias, ele é acompanhado por apenas uma berçarista, que será a sua referência ali.
Assim, os primeiros vínculos afetivos e de confiança se estabelecem com ela, com quem o bebê fica da chegada até a hora de ir embora.
Gradativamente, esse laço se fortalece, e o bebê passa a se sentir mais seguro para explorar o ambiente e interagir com os outros bebês e adultos do grupo. Da mesma forma, o tempo de permanência na Berçário também aumenta de forma gradual.
Nosso Berçário conta com uma sala específica para receber e acolher as famílias nesse período. Ali, podem permanecer enquanto sentirem a necessidade de estar disponíveis para o bebê.
Últimos Posts



Novos Alunos
Informações sobre matrículas no Colégio Uirapuru.
AcesseApp Uirapuru
Baixe o APP do Uirapuru e tenha um canal direto com o Colégio na palma da mão.
Siga o Uirapuru
Acompanhe as novidades e informações da nossa comunidade nas redes sociais.