Você conhece o Ismart? O Instituto oferece bolsas de estudo a adolescentes de baixa renda e com alto desempenho acadêmico para estudar em escolas particulares de excelência, como o Uirapuru, em Sorocaba, e o Bandeirantes e o Dante, em São Paulo
Todos os anos, desde 2010, o Colégio recebe novos alunos do programa Ismart na 1ª série do Ensino Médio, para cursar essa última etapa da educação básica. E, todos os anos, um novo grupo desses jovens se forma na 3ª série.
No ano passado, entre os 53 aprovados do Colégio no vestibular 2022, nove são do Ismart, num total de 12 alunos do Ismart formandos da 3ª série do Médio. Eles passaram em cursos como administração pública na Fundação Getúlio Vargas e na Unicamp, engenharia de bioprocessos e biotecnologia na Unesp e na Federal do Paraná (UFPR), física médica na USP e engenharia mecânica na Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
“Hoje só fica mais claro o quanto o Ismart foi importante na minha vida. Eu pude entrar no Uirapuru, que é um lugar que me acolheu e que me ensinou muito do que eu sei – não só de conteúdos, mas de valores humanos e de visão de mundo. Isso me proporcionou entrar na USP e fazer o curso que eu queria em uma das melhores universidades do Brasil.”
Giulia Yokomizo, ex-aluna Ismart do Uirapuru, graduada e mestranda em Letras pela USP
O que é o Ismart?
O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart), criado em 1999, é uma instituição privada e sem fins lucrativos que atua em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São José dos Campos e Cotia, além de Sorocaba.
Com 3 mil alunos ativos em 2023, o Ismart contempla jovens talentos com alto desempenho acadêmico e de baixa renda com bolsas em escolas particulares de excelência, como o Uirapuru, aqui em Sorocaba, o Bandeirantes, a Móbile, o Dante Alighieri e o Rio Branco, em São Paulo.
Como concorrer às bolsas Ismart para o Ensino Médio?
Podem se candidatar à bolsa alunos que estejam matriculados no 9º ano do Fundamental com renda familiar de até dois salários mínimos por pessoa, que residam em uma das cidades atendidas.
O processo seletivo tem cinco etapas, que se estendem ao longo de um ano e incluem: inscrição, prova digital, avaliação socioeconômica, desafio em grupo, entrevista familiar e entrevista individual.
“Pelos relatos que eu tinha, achava que o processo seletivo do Ismart era muito difícil, que não ia conseguir. E foi muito legal não só porque eu passei e consegui, mas pelo processo mesmo, que me ajudou a entender que eu não sabia estudar, inclusive. Eu aprendi a estudar, a pesquisar e me organizar ao longo da seleção.”
Vito Pinheiro, aluno da 1ª série do Médio do Uirapuru
Contemplados com a bolsa do Ismart no Uirapuru
A parceria do Colégio com o Ismart começou em 2010 e, desde então, 128 alunos já foram selecionados para cursar o Ensino Médio com bolsa aqui. Neste ano, são 32 estudantes, divididos entre as três séries do Médio, sendo que nove começaram em fevereiro na 1ª série.
Vito Pinheiro é um dos ingressantes de 2023 e relata que está se adaptando à nova realidade de ensino e de estrutura oferecidos pelo Colégio. De acordo com ele, o maior desafio é o volume de conteúdo, que é intenso e com muito mais tarefas de casa, por exemplo.
“A equipe da escola ajuda bastante, sempre está em cima dos alunos, acompanhando. Isso eu acho impressionante: mesmo com tantos alunos aqui, eles sempre estão olhando todo mundo, conseguem dar a devida atenção a cada um. Essa é uma coisa que eu gosto bastante daqui, dessa atenção que a escola dá para cada aluno, individualmente, não só no coletivo.”
Vito Pinheiro
Além dos valores integrais de matrícula e mensalidade, a bolsa do Ismart cobre despesas de transporte, alimentação, material escolar e uniforme dos alunos durante os três anos do Ensino Médio.
Leia mais: Projeto Saber Mais traz campeã olímpica ao Uirapuru
Depois do Ensino Médio: realizações e conquistas
Ex-aluna do Uirapuru, Giulia Yokomizo, de 23 anos, entrou no Colégio em 2014, depois de ser selecionada pelo Ismart para receber a bolsa de estudos no Ensino Médio. Ao final da 3ª série, foi aprovada no curso e na universidade que queria: Letras na USP. Ela concluiu a graduação em 2022 e, em seguida, foi aprovada no mestrado em Linguística e Educação, também na Universidade de São Paulo. Além de mestranda, hoje ela é corretora de redações no Ensino Médio do Uirapuru.
De acordo com Giulia, o programa proporcionou a ela uma trajetória que não viveria – ou que teria muito mais dificuldade para viver – sem ter passado pelo Ensino Médio no Colégio.
“Como todos os alunos do Ismart, eu vim de um contexto de escola pública, não teria a oportunidade de ter acesso a uma educação que me ajudasse a mudar de vida. Não só a minha vida, mas a vida da minha família. É uma riqueza muito grande ajudar a minha família a ter uma vida melhor e devolver um pouco de tudo que eles sempre fizeram por mim, assim como voltar agora ao Uirapuru e poder retribuir de alguma forma.”
Giulia Yokomizo
Últimos Posts
Novos Alunos
Informações sobre matrículas no Colégio Uirapuru.
AcesseApp Uirapuru
Baixe o APP do Uirapuru e tenha um canal direto com o Colégio na palma da mão.
Siga o Uirapuru
Acompanhe as novidades e informações da nossa comunidade nas redes sociais.