A história do Colégio Uirapuru teve início com um sonho antigo do professor Arthur Fonseca Filho, fundador e idealizador da escola: oferecer educação de qualidade em um espaço amplo e acolhedor, onde os alunos entrassem na infância e ficassem até o final do Ensino Médio. Uma escola que fizesse parte da vida e da história de seus alunos.
Depois de 35 anos, o Uirapuru construiu uma identidade própria, que integra afetividade e qualidade acadêmica, e se consolidou como uma das melhores escolas de Sorocaba, com uma estrutura moderna e uma equipe dedicada e de excelência.
Leia mais: O Colégio Uirapuru e o crescimento de Sorocaba
Renovação da tradição: da OSE para o Uirapuru
A família Fonseca tem uma forte ligação com a educação e, antes do Uirapuru, Arthur foi diretor da OSE (Organização Sorocabana de Ensino), tradicional núcleo de ensino técnico da cidade, que, nos anos 1980, passou a oferecer também Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
No entanto, o prédio, localizado no centro de Sorocaba, já estava no limite de sua capacidade e não comportava mais a visão que seu diretor tinha para a educação.
“A OSE do centro não tinha mais espaço para crescer e o terreno do Uirapuru era um sonho para uma escola. E, apesar de recém-inaugurado, o Colégio nasceu com a referência e a tradição da OSE”, comenta Glaucí Pletsch, primeira coordenadora do Colégio, que também participou da construção da identidade educacional da instituição.
Os 3 filhos do professor Arthur acompanharam a tradição da família com a educação e sempre estiveram envolvidos com o Colégio. Atualmente, Arthur Fonseca Neto é diretor administrativo, Renato Machado de Araujo Fonseca é diretor operacional e Carolina de Araujo Fonseca é coordenadora da formação bilíngue.
O começo pequeno de uma grande escola
“O projeto foi feito pelo (arquiteto) Freitas Júnior, mas, inicialmente, havia um número pequeno de classes. Começou com o primeiro bloco, onde funcionavam o Fundamental 1 e a Educação Infantil no térreo e, no andar de cima, o Fundamental 2”, explica Arthur.
Dessa maneira, em fevereiro de 1989, o Uirapuru recebeu seus primeiros alunos, que somavam 130 crianças de 4 a 10 anos no final desse primeiro ano. “Em 1989, havia apenas uma classe de cada turma, e a escola funcionava só no período da tarde. Naquela época, a procura pelo período da manhã era muito baixa. Hoje isso mudou completamente”, comenta o diretor.
Glaucí relembra que, no início, havia apenas sete professoras regulares, do Jardim 1 à 4ª série. A Educação Infantil era composta pela Tia Aparecida Sueli, Tia Fernanda, Tia Carol e Tia Inês. O Fundamental 1 tinha Tia Soninha, Tia Beth, Tia Graça (in memorian) , Tia Sílvia e a Tia Mara (in memorian), que foi coordenadora pedagógica do Colégio e dá nome à rua do Complexo Esportivo e do Berçário.
Além delas, a Tia Renatinha, professora de balé, e dois professores de Educação Física compunham a equipe inicial: o querido Tio Gê, que segue no Colégio, para alegria das crianças e das famílias, e o Tio Fernando.
Qualidade docente: um princípio inegociável
Glaucí destaca que uma tônica da escola sempre foi a excelência do corpo docente e a formação dos professores. Até hoje, os profissionais são incentivados a fazer mestrado, doutorado, pós-graduações, cursos de atualização e a participar de congressos. Além disso, havia um investimento significativo em professores especialistas, como de Música e Artes.
“O Arthur também sempre fez questão de que as classes, da Educação Infantil e do Fundamental I, tivessem uma professora e uma auxiliar”, conta Glaucí.
Formação integral e prática esportiva
Além da excelência acadêmica, o Colégio Uirapuru priorizou, desde o início, os esportes e a Educação Física. “Por isso, sempre houve também um investimento em espaços apropriados para a prática de esporte, como as quadras, a piscina, o Ginásio e, mais recentemente, o Complexo Esportivo”, complementa Glaucí.
Um pássaro brasileiro: a origem do nome
O nome do Colégio também foi escolhido cuidadosamente. “Eu tinha para mim que a escola não devia ter um nome de pessoa, então fomos pesquisar nomes. Eu também queria que fosse um nome brasileiro”, conta o fundador. Havia, perto do Colégio, um loteamento chamado Jardim Uirapuru, que deu a ideia inicial.
“Então, fizemos uma pesquisa sobre esse pássaro brasileiro e o ele que significava. Como a lenda do Uirapuru é muito bonita, optamos por esse nome”, revela.
Atualmente, o Colégio tem mais de 1.500 alunos do Berçário ao Ensino Médio, já formou 30 turmas e conta com 103 professores. Ao longo de mais de três décadas, a escola impactou a vida de milhares de estudantes e famílias. Assim, o Uirapuru celebra a visão e a proposta educacional de seu fundador, além das inovações que o mantiveram como uma instituição educacional de excelência em Sorocaba e região.
Últimos Posts
Novos Alunos
Informações sobre matrículas no Colégio Uirapuru.
AcesseApp Uirapuru
Baixe o APP do Uirapuru e tenha um canal direto com o Colégio na palma da mão.
Siga o Uirapuru
Acompanhe as novidades e informações da nossa comunidade nas redes sociais.