O Berçário do Uirapuru conta com diversos espaços pensados com intencionalidade para despertar a curiosidade, a exploração e a autonomia do bebê. Assim, eles brincam e experimentam a riqueza sensorial do ambiente que os cerca, com segurança e tempo. Sempre com o olhar sensível e atento das berçaristas, que os acompanham em todos os momentos.
Em ambientes seguros, acolhedores e instigantes, os bebês têm liberdade para se movimentar, de acordo com a etapa do desenvolvimento motor de cada um. Seja de bruços, sentados, engatinhando ou arriscando os passos, eles podem descobrir as possibilidades do seu corpo e se arriscar com segurança.
Para isso, temos o nosso quintal, com gramado e tanque de areia, e os espaços internos, com a praça central de brinquedos e as salas de experiência. Para potencializar esse espaço educador, todos os ambientes são preparados com intencionalidade pelas berçaristas, a partir de objetos não estruturados e elementos naturais.
Madeira, metal, tecido, folhas, gravetos, terra, macarrão, farinhas e água, por exemplo, permitem que o bebê atue sobre eles, modificando suas formas de uso a partir da criação. Nessas brincadeiras e experiências, eles incorporam a capacidade de agir sobre o entorno e participar dele, com pequenas conquistas que alicerçam a autonomia.
Brincar na natureza é essencial para a autonomia do bebê
A interação frequente dos bebês com e na natureza promove todos os aspectos do seu desenvolvimento: motor, cognitivo, sensorial e emocional. Também estabelece, desde cedo, uma relação de admiração, respeito e cuidado que é muito importante.
“Os bebês que já firmaram os passos vão até o Espaço Eco, que traz outras inúmeras possibilidades de aprender e ensinar”, comenta a orientadora do Uirapuru Bebê, Michele Leite. O Eco é uma área verde com mais de 2 mil metros quadrados de mata nativa, que os bebês maiores frequentam duas vezes por semana.
Música em todos os lugares
A música também é uma constante no Berçário. E os bebês interagem ativamente e se expressam através do canto, da dança e da produção de sons com objetos do dia a dia, como panelas, talheres, potes e tábuas. Nesses momentos, eles também exploram instrumentos como chocalhos, pratos, bongô, pandeiro e ukelelê.
A musicalização é muito importante para o desenvolvimento por ampliar essas formas de expressão, uma vez que os ritmos já são parte do cotidiano dos bebês. Afinal, há sons e tons por todos os lados: o canto dos pássaros, o vento, a chuva, os carros, a conversa da família, a voz da mãe, o choro e o riso dos outros bebês.
Conheça mais sobre o nosso berçário:
Últimos Posts
Novos Alunos
Informações sobre matrículas no Colégio Uirapuru.
AcesseApp Uirapuru
Baixe o APP do Uirapuru e tenha um canal direto com o Colégio na palma da mão.
Siga o Uirapuru
Acompanhe as novidades e informações da nossa comunidade nas redes sociais.